segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Resenha: Amada Imortal de Cate Tiernan

Título: Amada Imortal
Autor: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
Páginas: 280
Consegui... através de um amigo secreto.

Resumo: Nastasya é uma "jovem" garota de 449 anos com aparência de 17, sim, ela é imortal, e com “poderes”! Nastasya, ou Nas é uma imortal em meio aos seres humanos e um pequeno grupo de outros imortais, inclusive seu melhor amigo, Incy.

Hoje Nastasya tem a vida que muitos jovens desejam: festas, namoros e bebidas são marcas registradas, inclusive é o disfarce perfeito para esconder sua alma atormentada.  Nastasya já teve muitas vidas, personalidades diferentes, nomes diferentes, lugares diferentes e agora, tudo o que ela tinha simplesmente desmorona. Toda a confiança depositada no seu pequeno grupo desaba quando ela vê Incy, quebrar a coluna de um taxista rabugento com magick(magia usada pelos imortais). É nesse ponto que a Nastasya se vê em uma realidade diferente da que ela estava acostumada.

O peso na consciência de Nas por não ter ajudado o taxista é tão grande que ela resolve fugir, na tentativa de encontrar um propósito para sua vida. Para Nas, não é correto usar seus poderes para causar mal a ninguém, e ver a pessoa que ela mais confiava fazer isso sem um pingo de remorso é algo maior do que ela consegue suportar. Fugir é a única escolha.

Ontem à noite meu mundo inteiro desabou. Agora estou fugindo, com medo. Já aconteceu de você estar seguindo em frente, vivendo sua vida, vivendo a sua realidade e, de repente, acontece uma coisa que parte seu mundo ao meio? Você vê ou ouve alguma coisa, e, de repente, tudo o que você é, tudo o que está fazendo, se estilhaça em mil pedaços graças a uma amarga percepção? Aconteceu comigo na noite de ontem. 


Em meio a isso tudo, ela se lembra de River. Uma imortal que conheceu em 1929 que prometeu ajuda-la na época, e mesmo sem ter certeza que após tantos anos River lembraria dela, Nastasya vai em busca dessa mulher.
Após encontra-la, Nas é acolhida em uma espécie de retiro para imortais desajustados(algo como a escola para mutantes em X-men). Mas é tentando fugir do seu presente que Nas é levada a confrontar todo o seu passado.

Ao chegar na casa de River, Nas se encontra com um vários outros imortais buscando a tão sonhada paz de espírito, inclusive um deus nórdico chamado Reyn. Nastasya tem uma paixão tão louca pelo cara que até eu fiquei com vontade de conhece-lo. A questão é que esse deus loiro, alto, lindo e forte por quem ela se apaixona na verdade é uma figura do passado sombrio dela, que muitas vezes causou dor e sofrimento a ela e sua família, e simplesmente estar na presença de Reyn é algo doloroso e que a faz perder completamente a cabeça(uma mistura de ódio e desejo).
Reyn, inclusive, está neste local buscando a mesma coisa de Nas, apenas um refúgio em que ele possa trabalhar essa necessidade de ser uma pessoa melhor.


Minhas impressões:  Amada imortal é o primeiro livro da série Immortal Beloved, da autora Cate Tiernan, e eu simplesmente amei!!! Nunca tinha lido nada dessa autora, mas quando ganhei o livro e li a sinopse fiquei tentada, mesmo tendo outros “na fila”. Devorei o livro em poucas horas e já estou em busca dos outros volumes da trilogia.

Primeiramente uma salva de palmas pra narrativa da Cate. A autora consegue fazer uma história que poderia se apresentar muito complexa, ser facilmente compreendida. A cada parágrafo dá pra entender bem o sentimento Nas e é quase como se por alguns segundos, pudéssemos estar dentro da cabeça dela (alô cena do celeiro,rsrs). Talvez eu tenha gostado ainda mais da leitura por que Nas não é aquela personagem absurdamente forte, batalhadora, iluminada e destemida. Primeiramente ela foge, segundamente ela tem que conviver com pessoas que não acreditam que ela realmente queira ser melhor e por fim, há todo esse sentimento por uma pessoa que fez tão mal pra ela no passado.
Uma estrelinha a mais para a relação de Nas com cada personagem, a forma como Incy é apresentado deixa a entender que ele tem muito a esconder, mas não é algo óbvio, o convívio dela com River e os outros moradores de River’s Edge é algo que é construído aos poucos, como toda relação de convívio é, ou seja, um passo de cada vez.

A autora me trouxe uma leitura que há muito tempo eu não tinha, que é aquele desejo incontrolável de terminar o livro o mais rápido possível, e principalmente de ser parte da história, de conhecer cada personagem e usar magick, e plantar batatas e catar ovos com ela. Estou realmente ansiosa pra ver o desenrolar da história, principalmente depois do final surpreendente do primeiro livro. A única coisa que me deixou triste é não ter encontrado os outros dois volumes aqui na minha cidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade!